Dicas Para iniciantes

O que é ser modelo?

01 SELECIONADAS (16)2

Bem, atendendo à pedidos começo hoje minha saga como blogueira.

Com base na minha experiência como, modelo , consultora, cerimonialista e produtora no mundo dos eventos vou explicar ponto a ponto do que é ser modelo!!!

O que é ser modelo ? Como me ensinou meu mestre em Vitrine Viva, modelo é todo aquele que se utiliza de sua própria imagem para divulgar, apresentar, promover marca, produto ou serviço.

Dica: Além de cursos, beleza, chame e etc é ESSENCIAL O BOM comportamento (inclusive nas redes sociais – lembrando que o cliente vai usar sua imagem para divulgar a marca dele, por tanto durante um período seu nome ESTARÁ VINCULADO à marca e SIM ele irá pesquisar ao seu respeito).

Primeiro quero explicar, MODELO PLUS SIZE é apenas uma categoria de tamanhos especiais que sempre existiu mas não com este nome. Esquecendo o Plus e o Size, vamos às vertentes que existem no mundo dos modelos:

De que formas utilizamos a nossa imagem como modelo? São inúmeras! vejamos abaixo:

NO MUNDO DA MODA:

  1. Manequim ou Modelo Fashion :Não preciso dizer que tem que saber andar com leveza, andar de salto e até para CAIR tem que ter classe! Esta é a profissão do modelo apto a desfilar nas passarelas. O ideal para modelos manequins é que seja alto(a) e magro(a) ou no caso de Plus Size (manequins entre 44 e 50) Mínimo de altura para manequim fashion tamanhos tradicionais : 1.80m e já para as Plus Sizes e Maturidade à partir de 1.65m. No caso de  crianças ou teen não existe atura mínima.
  2. Modelo Fotográfico: Fotogenia, pele tratada e depilada, beleza,dentes,unhas e cabelos bem cuidados e é claro estes outros  itens que não podem faltar:  flexibilidade, paciência, bom humor, empatia com a marca e olhar atento ao close. (modelo que dá trabalho ao fotógrafo e ao produtor é carta fora do baralho.)
  3. Modelo de Prova (fitting model ou fit model, em inglês)
    a pessoa utilizada como modelo por um estilista ou fabricante de roupas para que o caimento, o corte e a aparência visual do desenho de uma roupa sejam checados em um ser humano “real”. Para ser selecionada como manequim de prova, a pessoa terá que ter determinados requisitos físicos específicos buscados por estilistas e fabricantes, tais como altura, circunferência de busto-cintura-quadril, braços e extensão da perna, dos ombros e uma miríade de outras medidas requeridas pelo tipo de vestimenta a ser confeccionada. O modelo de provas age efetivamente como um manequim vivo.

NO MUNDO DA PROPAGANDA/ MARKETING / EVENTOS:

  1. Modelo Fotográfico:Fotogenia, pele tratada e depilada,não precisa ser bonito pois o importante mesmo é atender às necessidades do cliente e é claro estes outros  itens que não podem faltar:  flexibilidade, paciência, bom humor, empatia com a marca e olhar atento ao close. (modelo que dá trabalho ao fotógrafo e ao produtor é carta fora do baralho.) Para este tipo de atuação não existe um quesito específico do tipo peso, altura, idade, sexo, etnia. Isso porque existem no mercado produtos e serviços para os mais diferentes perfis e todas as marcas precisam de modelos fotográficos para divulgá-los, seja em outdoors, anúncios, catálogos, flyers,e embalagens do próprio produto.
  2. Modelos Para Eventos : As Agências de Promoções e Eventos (milhares espalhadas por todo país) selecionam e cadastram modelos para atuarem em diversas áreas. São elas :Modelos de demonstração de maquiagem,assessórios e penteado, Recepção e Credenciamento,cerimonial, linha de frente (estas em alguns casos passam por treinamento para apresentação ou venda do produto), Blitz, abordagem para pesquisa, Sampling(distribuição, amostragem, degustação. Pode ser de material gráfico, produtos, brindes, etc.), Vitrine Viva, recreação, animação.

NO MUNDO DA ARTE/ CINEMA E TV:

Figuração ou elenco de apoio: Existem também milhares de agências especializadas em figuração e elenco de apoio espalhadas pelo país. O que é figurante ? é a personagem de um filme,anúncio de tv,programa de televisão etc, que não é fundamental para a tema principal e serve apenas como composição do cenário ou formação das personagens principais. Já o elenco de apoio, atua em pequenas participações e em programas de auditório como auxiliares de palco.

  1. Modelo Vivo para Arte : Estes são selecionados de acordo com a vontade e espectativa do artesão ou pintor. Para esta profissão é necessária extrema paciência e concentração, já que, o modelo pode vir a passar horas na mesma posição.Na pintura e escultura a participação de modelos é secular, se não mesmo milenar.

Desta forma, fica claro que para ser uma modelo plus size, não existem apenas os catálogos e desfiles e sim muitas outras vertentes ( algumas muito carentes de modelos) para desbravarmos, é este o nosso ideal e a nossa missão. A MusaGG uma equipe de modelos que atuam não só em moda mas em todas as outras vertentes desta tão querida profissão de modelo e é por isso que abrimos as portas não só à pessoas do Rio de Janeiro mas como do MUNDO!!

 PASSO-A-PASSO DE COMO SE TORNAR UM MODELO

COMO INICIAR UMA CARREIRA DE MODELO PLUS SIZE ,conforme já descrito aqui, é de SUMA importância que os leigos e iniciantes  entendam primeiro: O QUE É SER MODELO ?

Por tanto o PRIMEIRO PASSO: PROCURE UMA AGÊNCIA SÉRIA NA ÁREA ONDE DESEJA ATUAR  E PEÇA ORIENTAÇÃO SE VOCÊ TEM O PERFIL PARA A ATIVIDADE.

SEGUNDO PASSO : FOTOS PROFISSIONAIS SÃO EXIGIDAS – NENHUM CLIENTE RECEBE FOTOS CASEIRAS.

É ESSENCIAL POR TANTO FAZER UM BOOK PROFISSIONAL COM ORIENTAÇÃO = Menos é mais, quanto menos acessórios, MakeUP, edição e tratamento MELHOR! Mínimo de informação possível pois os agenciadores e clientes não querem perder tempo observando : ONDE ESTÁ O MODELO ??

TERCEIRO PASSO : Analisadas as possibilidades de quais áreas você pode atuar – Crie meta e foque em CURSOS DE FORMAÇÃO E WORKSHOPS NA ÁREA DESEJADA.

QUARTO PASSO : PROFISSIONALIZAÇÃO – Todo modelo profissional deve ter seu próprio DRT.

O que é DRT ?

DRT é um registro profissional tirado na Delegacia Regional do Trabalho.
Para os profissionais que desejam se destacar, e passar a realizar grandes campanhas, é muito importante que tenha o DRT.Por Tanto o  DRT, é a comprovação de que o individuo profissional está registrado na Delegacia Regional do Trabalho.
Existe uma Lei 6.533 criada em 1978, que regulamenta as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e diz que para os profissionais serem contratados como profissionais em trabalhos de TV, cinema, teatro ou publicidade é necessário ter o DRT.

Figurante ou Staffs de Eventos devem ter DRT?
Não. Para trabalhos como figuração, trabalhos em eventos ou papéis sem fala, não é preciso DRT.

Modelo precisa ter DRT?
Desde o ano de 1986, o Ministério do Trabalho enquadrou a profissão Modelos e Manequins na categoria  de Artistas e Técnicos em Espetáculos.

Existem duas formas para conseguir o documento de  DRT:
1 ) Tendo um diploma ou certificado que comprove suas às habilitações profissionais.
2 ) Tendo um atestado de capacitação profissional, que é fornecido pelo Sindicato representativo das categorias profissionais.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Venha fazer seu book em nosso estúdio será um prazer recebe-lo.

Atensiosamente,

Paula Khalil – Diretora Artística – MusaGG

1 thought on “Dicas Para iniciantes

  1. Meu sonho hoje é ser uma modelo plus hoje o que mais quero é ser fotografada por uma profissional como vc vi um pouco do seu trabalho e gostei muito quero saber se eu tenho alguma chance de ser fotografada por vc um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.